domingo, 26 de julho de 2015

Diaba Ruiva - Passado Revelado: Capítulo 19



            Rachel encarava seu pai sem nenhuma disposição em ouvi-lo. Após tantos anos de afastamento e sabendo que não foi ontem que ele descobriu seu paradeiro, não estava interessada em aproximar-se e formar uma família feliz. Isso incluía Brígida e Melissa. Sua irmã, que se aproximou disfarçadamente, protegendo-a e enganando ao mesmo tempo. Mesmo que mentiras não sejam novidade em sua vida, seria difícil aceitar sua família de sangue, não os perdoaria facilmente por tê-la enganado.
            David já esperava por isso. Após tempos observando Rachel, decidiu que era hora de tê-la à sua frente e contar a ela toda a história. Antes, porém, testou-a muito. Já sabia a quão forte era. Já conhecia sua coragem. Sua lealdade para com amigos e, principalmente, seu espírito livre. Ninguém era capaz de segurá-la. Nem mesmo guardas armados.

            - Não haja assim, minha filha. É o meu sangue que corre em suas veias. E você se parece tanto com sua irmã que não entendo como não percebeu tudo assim que a viu. Sempre fui contra a vinda de Melissa para os EUA. Ela deveria ter deixado tudo nas mãos de Nohan. Veio de teimosa que é. Está aí outra característica que vocês dividem.
            - Nohan também é outro membro mentiroso da família? – Rachel perguntou provocando seu pai.
            - Não, minha filha. Nohan é um amigo fiel e servidor eficiente de nosso país. Nosso, meu e seu. Já que você tem sangue inglês nas veias.
            - Obrigada pela informação. Agora vá embora da minha casa.
            - Ainda não. – David respondeu friamente antes de se aproximar de George. Percebia que a pequena Helen estava feliz em ser embalada nos braços de Neal, mas George o olhava com a expressão curiosa. – Venha cá meu menino, venha se sentar com seu vovô. Eu vou lhe contar uma história.

            Os seguranças ficaram tensos, viam na ruiva postada à frente do Primeiro Ministro uma raiva ainda efervescente. Ela não estava se acalmando diante de David. Quando viu o filho atender ao pedido do avô os olhos dela vibraram ainda mais. George aceitou o convite do avô e para surpresa de Rachel e Neal, logo estava sentado sobre seu joelho, esperando a história começar.

            - George saia daí agora! – Rachel lhe disse.

            Ela, porém, estava prestes a descobrir que seu filho também havia herdado a teimosia típica da família. George estava adorando ter tantas pessoas na sala de sua casa. Inclusive Melissa, com quem tinha simpatizado desde o início. Agora ela lhe afagava os cabelos e piscava o olho, garantindo-lhe que tudo ficaria bem. Brígida o surpreendeu com um beijo na bochecha. Achou aquilo bem estranho, mas ela também parecia legal. George decidiu que gostava daqueles visitantes.

            - Senta aqui mamãe! Vem ouvir a história do vovô. Você sempre diz que temos de ouvir os mais velhos!

            Rachel olhou para Neal e Mozz. Eles não lhe pediriam nada. Mas era óbvio que desejavam ouvir David. Talvez não servisse para reatar nenhum laço ou perdoar erros do passado. Rachel não desejava perdoar. Mas precisava ouvir e conhecer definitivamente seu passado, a história de seu nascimento. Então sentou-se de frente para David Williams.



            - Fale. Irei lhe ouvir. Mas saiba que estou cansada de mentiras. Tente me enganar e o preço será alto. – Avisou ao pai. Melissa e Brígida também se sentaram, assim como Neal e Mozz. Aquela sala nunca esteve tão cheia.

            David começou narrando fatos já conhecidos por Neal e Rachel graças a Mozz. Muito antes de se tornar o Primeiro Ministro e ainda casado com outra mulher David mantinha um caso com Brígida. Ela, mais jovem que ele, bailarina e apenas uma estudante. Ele já um político conhecido na Inglaterra.

            - Ela me enfeitiçou com seus olhos azuis e cabelos ruivos. A vi pela primeira vez em um palco, dançando lindamente. E a quis para mim. – David contou.
            - Sei bem como é. – Neal concordou. Também fora enfeitiçado pela dona de uma cabeleira ruiva.
            - Eu me separei discretamente logo após descobrirmos que Brígida estava grávida. Seria um escândalo caso viesse a público que um político teve um caso extraconjugal com uma mulher mais de dez anos mais jovem e agora seria pai. De gêmeos, ainda por cima. As revistas de fofoca falariam disso por semanas, meses. Seria o fim de minha carreira. Eu me separei e planejava casar tão discretamente como, ainda antes de você e Melissa nascerem.
            - Mas não foi assim. – Os dois mantinham um diálogo. Os demais apenas ouviam.



            - Não. Fomos adiando, adiando e o parto teve de ser antecipado. As bebês estavam muito grandes para útero. Nasceram prematuras, mas com ótima saúde.
            - Mas você não tinha como nos assumir publicamente.
            - Exatamente. Então resolvi esperar mais um pouco e enviar vocês três para uma casa discreta. Seriam bem cuidadas e assim que fosse possível eu as assumiria como a minha família. Antes da viagem eu dei para cada uma de vocês um diamante lapidado. Joias raríssimas que pertenceram a corroa inglesa há séculos atrás, mas que foram dadas à minha família.
            - Existem lendas sobre essa pedra que nada falam sobre ela ter sido dada à família do primeiro ministro inglês. Ela deveria estar escondia há mais de 100 anos aqui nos EUA. Pistas levaram eu e John a três lugares. Como pode ser da sua família?
            - Nossa família, Rachel. – David sorria docemente à filha, mesmo vendo que ela não o encarava com carinho. – Sabe quando uma mentira é tantas vezes repetida que se torna verdade? Foi esse o caso. Essas pedras estiveram envolvidas com crimes desde sempre.
            - Você disse que elas foram dadas à família. Não roubadas. – Rachel provava que estava atenta. Não seria enganada.
            - Sim, um eufemismo de minha parte. Em respeito a minha querida avó paterna. Que descanse em paz. O fato é que o boato dessa pedra estar desaparecida começou há séculos, mas por boa parte desse tempo ela esteve com minha avó, minha mãe e depois comigo.
            - Então ela jamais esteve nos EUA? Eu procurei-a em vão! Matei por esse diamante em vão!

            Brígida enrijeceu o olhar ao ouvir da boca da filha a grave confissão. Logo ela disfarçou a desaprovação. Rachel a encarou, desafiando-a a dizer algo, a recriminá-la. Se o fizesse diria que não tinha direito algum, já que não teve sua companhia nem compreensão durante a infância. O que eles pensavam dela era irrelevante. Porque aquelas pessoas não eram nada. Mas Brígida não disse nada. Até sorriu em compreensão.



            - Sim, ela jamais esteve nos EUA. Eu criei os boatos dos três lugares nos quais você tinha esperança de encontrar o diamante. – David afirmou e com isso fez Rachel se revoltar ainda mais. Neal e Mozz trocaram olhares curiosos. A história estava ficando ainda melhor. – Acalme-se. Eu explicarei, minha querida filha.
            - É bom mesmo.
            - Quando vocês tinham três meses de idade eu fui participar de um evento na Suíça. Fora da Inglaterra, seria a chance de passar algum tempo perto de Brígida e de minhas meninas sem gerar um escândalo. Passei três dias podendo embalar minhas duas filhas. Mas meus seguranças avisaram que havia a ameaça de um sequestro. Uma quadrilha havia descoberto quem vocês eram e iria pegá-las para me chantagear. Por isso decidi que era melhor irem embora. Naquela noite você começou a ter febre e nós resolvemos que não deveria viajar. Melissa e Brígida foram, portanto, um dia antes. Na noite seguinte a babá e um guarda costas levariam você.

            O desespero daquelas horas ainda seguia muito firme na mente de David e Brígida. Ele preferiu que a então companheira leva-se as joias das duas filhas. Aquela foi a primeira vez que sua menina se separou do diamante. Era para tê-lo recebido de volta assim que Brígida a recebesse em Estocolmo, antes de pegar o voo para a Inglaterra. Mas Brígida nunca mais viu a filha.
           
            - Como eu me chamava? – Rachel perguntou.
            - Melanie. – Foi Brígida a responder. – A minha Melanie. Que jamais deveria ter deixado meus braços. Eu jamais me perdoei por tê-la deixado para trás com a babá. Eu deveria estar lá para te proteger.
            - É, deveria. Mas não estava. – Rachel respondeu. – E teria morrido no lugar da babá. Não poderia ter feito nada.
            - Exatamente. Muito tempo depois nós descobrimos o que aconteceu. Mas aí era tarde. Originalmente, quem tentava lhe pegar era Josef Harabo, mas John Turner, então agente da MI5, o investigava. John viu que poderia lucrar mais se ao invés de prendê-lo, se aproveita-se do golpe. Então ele se antecipou em roubar você, forjando aquele acidente. Vitimou duas pessoas e poderia tê-la matado. Ele não se importava. Queria a pedra. E nunca aceitou ter ficado sem.
            - Ele me criou. Sempre me tratou como filha.
            - Eu não sei o por que. Talvez a tenha levado com o objetivo de me chantagear. Mas não sei. Se te faz bem pensar que ele te amou, ótimo. Mas entenda que ele só lhe fez mal e nunca a tratou como a uma filha de verdade.
            - Você sempre soube que eu estava com John? Desde o início?
            - Não! Entenda, Rachel, meus investigadores conseguiram chegar até Harabo, mas descobriram que apesar de ter planos, ele jamais se aproximou de você. Mas não fazíamos ideia que um agente da MI5 o tinha feito. Por isso as pistas falsas. Eu não sabia com quem você estava. Mas eu sabia o que essa pessoa desejava.

            Nesse momento Mozz não aguentou mais. Seu coração estava batendo intensamente, juntando cada pedacinho daquela história. Unindo o que ele já havia levantado com o que David contava, ele já conseguia finalizar a história. E se o fim fosse exatamente o que ele antecipava, tinha muitos motivos para sorrir.

            - As pistas serviam para atrair o sequestrador! – Disse sem conseguir evitar.



            - Mozz, por favor! – Neal repreendeu o amigo. Queria passar sem ser percebido. Aquele assunto era para pai e filha.
            - Mas é óbvio. – Mozzie ainda não estava disposto a interromper o raciocínio. – Ele inventou a pistas para atrair John. Só não contava que ele tivesse treinado Rachel para que ela seguisse as pistas.
            - Seu amigo está certo, Neal. Descobri Rachel quando ela aproximou-se do primeiro lugar. E então eu fiquei sabendo do que ela era capaz. Soube que a minha menina era uma assassina, que tinha enganado um agente do FBI, sido presa e desaparecido no mapa. Foi um duro golpe. Quando lancei esses boatos do diamante eu deseja pegar o criminoso, mas não imaginava que a minha filha tivesse se transformado em alguém tão má quanto. Eu decidi que aquela assassina não era a filha que eu procurava. E abandonei esse assunto.
            - Não ouse me julgar. Você também não é o meu pai! – Rachel respondeu. – Vão embora daqui! Vocês não são a minha família!
            - Somos! Eu sou sua mãe! Eu não a abandonei. – Brígida antecipou-se ao marido. - David não me contou que a tinha encontrado. Se tivesse, eu teria vindo atrás de você e contado toda a verdade, mas só fiquei sabendo quando a Melissa veio para EUA e eu exigi que me contasse os motivos. Não importa quem você matou. Aceitando ou não eu sou sua mãe, eu sofri todos esses anos sem saber onde você estava, se passava fome, frio, e você deve entender o que é isso, pois hoje também é mãe.
            - Eu não preciso de uma nova família. Eu já tenho uma e também já tenho uma mãe. Ela foi assassinada por culpa desse maldito diamante. Vão embora!
             - Mamãe não pode falar palavrão! – George voltou a se manifestar.
              - Sim filho, desculpa a mamãe.
            - Ainda não vou embora, Rachel! – David tomou a palavra novamente. – Falta eu lhe entregar algo.

            Ninguém imaginou aquilo. David colocou a mão no bolso interno do paletó e de lá puxou o maior e mais belo diamante que poderiam ver. Numa lapidação elegante que a fazia brilhar e quase ofuscar os olhos que nem piscavam de vontade em contemplá-la. Os olhos de Rachel também vibraram. Mas não o bastante.

            - Eu não quero. Não preciso de nada que venha de você! Agora, já que se nega a ir embora, eu vou para o meu quarto. Saia da minha frente e não ouse me seguir!

            Rachel deu às costas para o diamante e subiu as escadas. Seu pai realmente não a seguiu, pensava que a filha tinha direito e necessitava de tempo. Brígida discordou. Há muito tempo deixou de seguir as orientações de David. Ela e Rachel mereciam uma conversa de mãe e filha. Ela seguiu a filha e só parou quando estavam as duas no mesmo quarto.

            - A palavra privacidade não significa nada para vocês?
            - Não quando eu estou, finalmente, podendo conversar com a menina que coloquei no mundo e que me foi tomada quando tinha apenas três meses. Eu nunca lhe fiz nada de ruim, acho que mereço uma chance de me aproximar, de te amar. Sou sua mãe.
            - Não é. Minha mãe está morta.
            - Eu respeito Nicole. Sei que te amou, te recebeu de braços abertos e fez o seu melhor como mãe. Foi ela quem ninou você, quem lhe alimentou, banhou. Foi ela quem fez o que eu não tive chance. Mesmo assim, a sua mãe sou eu. Olhe para nós duas.



            Rachel olhou, viu uma mulher bela, apesar de envelhecida. Podia ver claramente seus traços ali. A mesma linha na boca. O mesmo formato de queixo. O avermelhado dos cabelos. E o azul dos olhos. Só que os olhos maternos estavam doces enquanto os da filha ainda guardavam amargura. Não conseguia esquecer. Não conseguia superar. Não se sentia filha daquela mulher apesar de seus olhos lhe provarem o contrário.

            - Eu sinto pela sua dor, Brígida. Mas não posso. Não consigo recomeçar assim. Sou Rachel, a filha de Nicole e John, a assassina. Não Melanie, a filha de Brígida e David. Melanie não existe, ela morreu naquele acidente em Estocolmo. – Rachel falou sabendo que aquilo faria Brígida sofrer. – Fique com Melissa e com a lembrança da Melanie. Não sou perfeita o bastante.
            - Tem razão, não é perfeita. Cometeu erros graves. Mas isso não a torna menos integrante da família. E até onde sei, o crime é passado em sua vida. Me deu dois netos com os quais eu desejo conviver.
            - Não posso...não posso.
            - Acalme-se, Rachel. Eu posso esperar por um abraço. Ele virá, tenho certeza.
            - Como pode ter tanta certeza?
            - Sou mãe. A gente sempre entende os filhos. E vejo além dessa mágoa. Há muito amor no seu coração. Amor que você dificilmente deixa alguém alcançar. Neal conseguiu. Vou me inspirar nele. Quem sabe um dia você também me permite entrar no seu coração.

            Rachel quis responder. Mas a resposta ficou presa em sua garganta. Brígida caminhou em direção a porta sozinha, sem receber um abraço da filha. Ela disfarçou a decepção e sorriu para Rachel.

            - Se eu pudesse, agradeceria a Nicole por tê-la criado no meu lugar e tê-la transformado nessa mulher maravilhosa. E a invejo por ter tido esses anos da sua vida. E por ter cuidado de você enquanto esperava George. Eu daria qualquer coisa para ter podido afagar você e sentir meu neto crescer. Será que você me permite visitar George e Helen?

            Rachel não respondeu. Não estava em condições. Queria chorar e entender  tudo aquilo. Estava perdida em todos aqueles sentimentos. Precisava de tempo. Ouviu os passos de Brígida avisando que ela tinha deixado o quarto. Mas aquilo não aliviou sua dor.
            Na sala Brígida encontrou David conversando tranquilamente com Neal. Eles falavam do diamante e Neal o segurava, surpreso com seu peso e beleza.



            - Eu sempre soube que ela era linda, mas nunca pude imaginar o quanto. Pena que foi responsável por tanto sofrimento. – Neal disse ao sogro. – Muitas mortes foram geradas pela ganância em tê-la. Eu nunca matei por ela. Mas também me envolvi em coisas graves para tê-la. É uma pedra maldita.
            - Não, Neal. Não é. Maldita é a ganância das pessoas por ela. Esse diamante para mim é abençoado. Foi por ele que minha Melanie, ou Rachel, se ela assim o é agora, voltou para nós.
           
            Neal estava diante de um dos homens mais importantes do mundo. E ele era seu sogro. Não pode evitar pensar nas benesses e problemas que aquilo traria. Rachel podia até não ter notado ainda, mas seu tão esperado acordo com o FBI e a MI5 acabara de perder muito da importância. Eles haviam se tornado um caso de atrito diplomático entre as duas nações. Estava claro que David Williams estava disposto a pagar a dívida que tinha com Rachel e não lhe negaria auxílio.
            David já havia estudado Neal Caffrey o suficiente para entender o que ele pensava. Ele não ligava para a pedra. Não a estava cobiçando. E talvez por isso mesmo a merecesse. Ele amava Rachel. Sua filha estava em boas mãos. Mas não era ingênuo a ponto de ignorar os desdobramentos que sua chegada aos EUA trariam.

            - Eu tenho uma reunião com o Presidente Obama amanhã às 16hs. Rachel estará na pauta. Verei o que posso fazer para flexibilizar a situação legal de vocês. – Ele disse antes de ver Brígida descer as escadas. – Tudo bem, meu amor?
            - Sim. Não adianta querer recuperar décadas em uma tarde. Precisamos ser pacientes. – A esposa respondeu ainda emocionada.
            - Ótimo. Vamos embora.

            Antes deles se aproximarem da porta, no entanto, a campainha tocou deixando a todos os seguranças eriçados. Mozz ofereceu a sua hiper discreta câmera de segurança para descobrir o invasor, mas eles preferiram cercar a família inglesa e protegê-los com suas armas e mandar Neal abrir a porta.

            - Os ingleses seguem avessos a tecnologia. – Mozz disse em provocação. – Neal, guarde a pedra, por questão de segurança, é claro.

            Quem estava à porta não era um sequestrador, muito menos John Turner. Ao contrário, era o homem da lei responsável por recapturá-lo. Peter Burke, muito surpreso pelo que via ali.



            - Senhor Primeiro Ministro...porque eu não consigo me surpreender mais. Bom...eu esperava recebê-lo no FBI, mas já que nos encontramos, vamos conversar?
            - Não. – Melissa intrometeu-se. O Primeiro Ministro veio aqui resolver problemas de família, não policiais. Amanhã iremos encontrá-lo, Sr. Burke.
            - Se prefere assim, Melissa. – Peter respondeu. – É ótimo que tenham vindo. Sabe que estamos procurando por um homem chamado John...
            - Turner.  -  David respondeu. - Sim, obviamente eu sei, senhor Burke. O homem que tomou minha filha. Eu espero que o prenda. Mas nós dois sabemos que isso não está em suas mãos. Estamos lidando com um homem muito inteligente. Nenhum de nós é capaz de entendê-lo, saber como pensa, como age, quais seus planos. Apenas Rachel. Ela poderá pegá-lo, caso queira. Porque ela tem laços sentimentais com ele.
            - John assassinou a mãe dele. Duvido que o proteja.
            - Nada na vida é tão simples assim. Agente Burke, em especial quando tratamos de sentimentos. Mas vamos deixar isso para amanhã. Boa noite. Vamos Brígida, Melissa.
            Rachel voltou a sala quando todos já saíam. David e Brígida viram. E encararam aquilo como uma demonstração de força. Ela desabava. Mas não levantada em se reerguer.

            - Brígida, espere. – Rachel gritou do topo da escada e desceu os degraus quando a mãe esperou. – Não estou pronta para conviver com vocês. Mas não a impedirei de ver seus netos. Venha vê-los. Tenho certeza que George e Helen vão adorar.

            Brígida saiu sorrindo apertando a mão de David. Estava recuperando sua filha. Com décadas de atraso reunia sua família.
            Na sala ficou apenas Peter, Mozz, Neal, Rachel e as crianças. Todos um tanto surpresos com o que se passava. Tudo o que acreditavam desabou. E Peter ainda nem sabia de tudo. Neal resolveu que não esconderia nada do amigo e tirou a pedra do bolso, passando-a para Mozz.

            - Acho que, tantos anos depois, você quer tocá-la Mozz. Pegue-a.



            - Meu Deus! Depois de anos de amor platônico você finalmente vem para os meus braços, minha belezura. A mais bela de todas. A mais brilhante. A mais fantástica. A rainha do meu coração.  – Mozzie não suportava a emoção de pegar o diamante.
            - Menos, Mozz. Por favor. – Neal reclamou.
            - Estava com ele o tempo todo? – Peter ficou pálido. – David Williams terá muito o que explicar amanhã no meu escritório.

            Em um instante os pensamentos de Peter ganharam novo rumo. Seus olhos brilharam, não pelo diamante, mas por uma ideia. Aquela pedra poderia mudar os rumos da investigação.

            - Espere! Se essa pedra está com vocês então... – Ele começou a articular um pensamento, mas foi interrompido por Mozz.
            - Nós não roubamos. Eu juro! – Gritou ele ainda segurando a pedra.

            - Eu sei, Mozz. Mas alguém está inda bem interessado em roubá-la. – Peter sorriu. Havia descoberto um meio de pegar John.

2 comentários:

  1. Oiii tadinha da Brígida mas com o tempo Rachel aceita ela,o mozzi me mata de RI kkkkk isso ainda vai dar o q falar esse diamanre

    ResponderExcluir